Notícia

Sangramento gastrointestinal de anticoagulantes pode indicar câncer de cólon

Sangramento gastrointestinal de anticoagulantes pode indicar câncer de cólon


We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

Sangramento gastrointestinal pode ser um sinal de câncer de cólon

Os pacientes que estão sendo tratados com medicamentos para afinar o sangue para arritmias cardíacas devem sempre ser verificados quanto ao câncer de cólon se sofrerem de sangramento gastrointestinal. Esta é a conclusão alcançada pelos pesquisadores em um estudo publicado na revista especializada "European Heart Journal".

Milhões de pessoas na Alemanha tomam anticoagulantes todos os dias. Sabe-se que esses anticoagulantes, também conhecidos coloquialmente como "anticoagulantes", podem aumentar o risco de sangramento perigoso. Mas se os pacientes que tomam esse medicamento sofrem de sangramento gastrointestinal, isso também pode ser um sinal de câncer de cólon.

Sangramento em pessoas com fibrilação atrial

Quando os médicos percebem sangramento em pacientes com fibrilação atrial, eles geralmente assumem que isso se deve a anticoagulantes orais e, portanto, alteram o tratamento em vez de verificar o câncer colorretal, de acordo com um comunicado da European Society of Cardiology ( ESC).

No entanto, o estudo de quase 125.500 pacientes dinamarqueses com fibrilação atrial mostrou que aqueles que tinham sangramento eram 11 a 24 vezes mais propensos a serem diagnosticados com câncer colorretal do que aqueles sem sangramento gastrointestinal.

Dr. Peter Vibe Rasmussen, do Hospital Universitário Herlev Gentofte, Universidade de Copenhague, Dinamarca, que liderou a pesquisa, disse: “Descobrimos que quatro a oito por cento dos pacientes com fibrilação atrial tinham sangramento do trato gastrointestinal inferior. foi diagnosticado com câncer de cólon ".

E: "O câncer de cólon foi diagnosticado em menos de um por cento dos pacientes que não tiveram sangramento".

Se houver sangue nas fezes, consulte um médico imediatamente

"Esses altos riscos absolutos de câncer colorretal associados ao sangramento sugerem que os médicos devem se preocupar se for detectado sangue nas fezes de pacientes tratados com anticoagulantes orais", disse o cientista.

"Nossos resultados enfatizam o ponto importante de que os pacientes com sangramento gastrointestinal devem sempre oferecer um exame clínico completo, independentemente de estarem tomando anticoagulantes ou não".

Não se deve cometer o erro de ver isso como uma mera conseqüência do tratamento anticoagulante.

“Nosso estudo também é um lembrete de que educar e informar nossos pacientes é fundamental. Quando os pacientes começam a tomar anticoagulantes, devemos dizer-lhes que devem sempre consultar seu médico se perceberem sangue nas fezes. A triagem oportuna pode levar à detecção precoce do câncer de cólon. ”

O câncer é frequentemente reconhecido tardiamente

Pacientes com fibrilação atrial são frequentemente prescritos medicamentos para afinar o sangue por via oral, como varfarina, dabigatran, rivaroxaban e apixaban, para impedir a formação de coágulos sanguíneos, que podem levar ao derrame.

Como efeito colateral, pode ocorrer sangramento do trato gastrointestinal. Segundo estimativas, estes ocorrem em cerca de um a dois por cento desses pacientes a cada ano.

"O câncer na parte inferior do sistema digestivo geralmente se desenvolve sem sintomas por longos períodos de tempo", explicou o Dr. Vibe Rasmussen. "Como resultado, o câncer geralmente é diagnosticado apenas quando o paciente apresenta sintomas", diz o pesquisador.

“O tratamento com medicamentos para afinar o sangue, como é frequentemente recomendado em pacientes com doença cardíaca, aumenta o risco de sangramento do trato gastrointestinal. Neste estudo, queríamos testar a hipótese de que o sangramento induzido por anticoagulantes orais poderia ser devido à detecção de um câncer oculto não diagnosticado. ”

Risco relacionado à idade

No estudo, os pesquisadores usaram dados dos registros nacionais dinamarqueses. Foram identificadas todas as pessoas entre 18 e 100 anos diagnosticadas com fibrilação atrial entre 1 de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2014.

Os pacientes que usaram anticoagulante oral foram incluídos no estudo e acompanhados até o final de 2015. Depois que algumas pessoas foram excluídas por certas razões, por exemplo, porque não moravam na Dinamarca, já haviam sido diagnosticadas com câncer colorretal ou submetidas a cirurgias nos quadris ou joelhos, um total de 125.418 pessoas foram elegíveis para o estudo.

Durante um período máximo de tratamento de três anos, os pesquisadores identificaram 2.576 pacientes com sangramento do trato gastrointestinal inferior. Destes, 140 foram diagnosticados com câncer colorretal no primeiro ano de detecção de sangramento.

O risco de diagnosticar câncer colorretal no primeiro ano após o sangramento dependia da idade das pessoas afetadas. Pacientes com sangramento com 65 anos ou menos tinham 24 vezes mais chances de ter câncer colorretal do que aqueles sem sangramento.

E aqueles com sangramento entre 71 e 75 anos corriam 11 vezes mais risco do que os pares sem sangramento.

Sem câncer colorretal devido a medicamentos para afinar o sangue

“Encontramos o maior risco absoluto de câncer de cólon após sangramento em pacientes com idades entre 76 e 80 anos. O câncer de cólon foi diagnosticado em oito por cento dos pacientes nessa faixa etária no primeiro ano após o sangramento ”, disse o Dr. Vibe Rasmussen.

Os pesquisadores apontaram que, com o envelhecimento da população em muitos países, a prevalência de fibrilação atrial aumenta, mais pessoas são tratadas com medicamentos para afinar o sangue e, portanto, é provável que ocorra sangramento gastrointestinal com mais frequência.

Não há evidências de que os anticoagulantes orais causem câncer de cólon.

Também foi observado que o sangramento do trato gastrointestinal inferior geralmente ocorre como sangue fresco nas fezes. O estudo se concentrou nisso. O sangramento gastrointestinal superior pode aparecer como vômito ou fezes negras e fedorentas.

Pontos fortes e fracos do estudo

Como afirma o comunicado da ESC, a principal força do estudo é seu tamanho e o fato de todas as pessoas diagnosticadas com fibrilação atrial na Dinamarca terem sido incluídas.

As limitações do estudo são: É um estudo observacional. Não havia dados disponíveis sobre fatores de risco, como consumo de álcool, hábitos alimentares e obesidade.

A adesão à terapia de anticoagulação oral foi assumida no pressuposto de que os afetados resgatariam suas prescrições.

Além disso, o viés pode ter ocorrido devido ao fato de que pacientes com sangramento mais grave em combinação com outros sintomas potencialmente relacionados ao câncer são encaminhados com mais frequência para exames adicionais do que aqueles com sangramento leve e sem outros sintomas. (de Anúncios)

Informação do autor e fonte

Este texto corresponde às especificações da literatura médica, diretrizes médicas e estudos atuais e foi verificado por médicos.

Inchar:

  • Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC): sangramento pode ser um sinal de câncer de intestino e não apenas um efeito colateral de drogas para afinar o sangue: estudo de 125.500 pacientes com fibrilação atrial, (acesso: 10.02.2020), Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC)
  • Peter Vibe Rasmussen, Frederik Dalgaard, Gunnar Hilmar Gislason, Axel Brandes, Søren Paaske Johnsen, Erik Lerkevang Grove, Christian Torp-Pedersen, Lars Dybro, Louise Harboe, Anna-Marie Bloch Münster, Lasse Pedersen, Paul Blanche, Jannik Langtved Pallisgaard, Morten Lock Hansen: Sangramento gastrointestinal e risco de câncer colorretal em pacientes anticoagulados com fibrilação atrial; in: European Heart Journal, (publicado em 07.02.2020), European Heart Journal


Vídeo: 025 Hemorragias digestivas (Pode 2022).